O grupo cultural brasiliense Pé de Cerrado segue circulando com a turnê que comemora 20 anos de estrada! Em duas décadas de existência sem interrupção, a trupe coleciona projetos premiados para adultos e crianças e é considerado um representante da mais genuína cultura popular brasileira, tanto no Brasil como no exterior.
Como parte da circulação, de 09 a 11, o grupo cultural estará no Maior São João do Cerrado – Ceilândia, a maior festa nordestina da capital, que é uma ótima opção de entretenimento para toda a família. A edição de 2019 fará homenagem especial ao Bumba Meu Boi do seu Teodoro, um dos mais importantes grupos de cultura popular do Distrito Federal.
Para abertura (9), às 21h, o Grupo Cultural Pé de Cerrado fará show em homenagem ao Mestre Teodoro Freire. Toda a folia será no palco principal.
Sábado (10), às 22h, a trupe estará na tenda de Circo dos Irmãos Artetude, instalada na Praça Mamulengo. O presente para o público será um belíssimo show com obras do novo DVD infantil “Os Brincantes”. O grupo também apresentará os novos figurinos, chapéus e cenários feitos à mão pelos próprios integrantes. E tem site novo no ar com muito mais informações sobre o Pé de Cerrado. Confiram em www.pedecerrado.com.br.
Para o último dia do Maior São João do Cerrado, às 22h, o Pé de Cerrado levará para a arena do evento o espetáculo Viva São João, criado para encantar as festas juninas brasileiras com brincadeiras típicas, ritmos, danças e os grandes clássicos que não podem faltar num bom arraiá, como as obras do mestre Luiz Gonzaga.
Tem música para dançar, pra rir e pra se emocionar. É circo, teatro, dança, poesia e folclore. Canções populares, autorais, instrumentais e releituras. E assim, pesquisando a cultura popular brasileira, num compromisso com o tradicional, que é apresentado de forma inovadora e contemporânea, o Pé de Cerrado conquistou o reconhecimento da comunidade brasiliense e está cheio de novos projetos para os próximos anos.
Seus integrantes, Pablo Ravi, Bruno Ribeiro, Fernando Rodrigues, Bruno Berê, Pedro Tupã, Davi Abreu, Clênio Guimarães e Renato Nunes, além de talentosos multi-instrumentistas, são professores. E não se pode deixar de lembrar a parceria com os Palhaços Irmãos Saúde, do Circo Teatro Artetude, que há 10 anos é sucesso absoluto.
Nós estamos muito felizes em completar esse ciclo. Foram quase 10 anos de trabalho e pesquisa dedicados a esse DVD infantil. Vamos fazer várias ações e descentralizar o acesso como sempre fizemos. Guará, Sobradinho, Taguatinga, Ceilândia e Plano Piloto. É muita história para uma festa só, queremos dividir esse momento com grupos que fizeram parte de nossa trajetória como o Boi de Mestre Teodoro, Seu Estrelo e Circo Teatro Artetude”, conta Pablo Ravi, um dos integrantes do Pé de Cerrado.
A turnê de aniversário começou no domingo 23 de junho, dentro da programação do São João do Boi de Seu Teodoro, reconhecido pelo seu trabalho de resgate e tradição da cultura popular, assim como o Pé de Cerrado. Em Agosto, o “Pé de Cerrado” faz o lançamento do seu DVD na maior festa junina de Brasília, o “São João do Cerrado”. Já o encerramento da temporada vai ser marcada por uma ação social, com uma apresentação única na sexta, 11 de outubro, véspera de dia das crianças a caravana do “Os Brincantes” vai desembarcar em apresentação especial no Hospital da Criança de Brasília José de Alencar.
Sobre o Espetáculo Os Brincantes
Pular, brincar, dançar, cantar e rir feito criança. Se você já foi a um show do Pé de Cerrado, sabe que é isso que acontece. A fórmula é simples, mas exige transpiração e inspiração, brasilidade, um grande trabalho de pesquisa, dedicação e talento. O resultado é uma deliciosa miscigenação artística. Música, poesia, teatro, folclore e circo revelam os traços brasileiros, dos índios, negros, sertanejos – origens de todos nós. As letras incentivam boas atitudes, o sentimento de responsabilidade com o outro e com o mundo, a observação e o respeito à natureza.
O espetáculo “Os Brincantes” chama o público para brincar, com o apoio dos palhaços brincantes, personagens típicos da cultura popular, e tem na intensa participação da plateia um espetáculo à parte. Foi pensado para unir pessoas de todas as faixas etárias e para proporcionar a interação entre as diversas gerações. É esse público que se une ao Pé de Cerrado para se divertir e, numa maravilhosa ciranda, se dão as mãos e dançam juntos, agradecendo pela vida e evocando união e mais amor.
Sobre o Pé de Cerrado
São 20 anos de intensa pesquisa, convívio e parcerias com grandes mestres, entre eles Dominguinhos e Quinteto Violado. Além de muitas participações especiais e produções paralelas, o grupo já gravou 3 CDs, 2 DVDs e montaram mais de 7 espetáculos, sendo o trabalho infantil o mais atual.
Entre 2002 e 2003, o Pé executou o projeto Ensaio Aberto, que atraiu para a AABR mais de 2 mil pessoas todas as quartas-feiras durante um ano. O Evento contou com a participação espontânea de músicos consagrados, como Hermeto Pascoal, e marcou uma geração inteira num evento que é frequentemente relembrado pelo público que o vivenciou.
A partir daí, foram mais de 30 projetos realizados nos últimos anos, entre shows, ocupações de espaços públicos com convidados especiais, tributos, festivais, promoção e ensino da cultura popular, oficinas para o público infanto-juvenil, parcerias com os povos indígenas, projetos sociais. Todos realizados em diversas regiões administrativas, numa proposta de descentralização da cultura do DF, levando arte onde as pessoas têm pouco acesso a ela. As ações do grupo também se destacam pela atuação na RIDE, em que levam seus espetáculos também para cidades do Goiás, com destaque para a Chapada dos Veadeiros.
Numa proposta universal, os eventos do Pé alcançam uma variedade de público raramente vista. Pessoas de diversas idades e classes sociais se unem para se divertir, num encontro de gerações, compartilhando momentos de fraternidade e de alegria. A participação do público e as longas gargalhadas se tornaram marca registrada dos espetáculos.
Em 2015 o Pé de Cerrado foi indicado pelo MEC para ser apresentado às crianças da educação infantil nas escolas do Distrito Federal. Em 2018, conquistaram o prêmio “Cultura e Cidadania, pelo reconhecimento da relevância cultural de seus trabalhos para o DF, sendo reconhecido também como ponto de cultura.
Serviço
De 9 a 11/08
Maior São João do Cerrado – Ceilândia
Dia 9 (sexta), às 21h, show em homenagem ao Seu Teodoro, palco principal
Dia 10 (sábado), às 22h, Show e lançamento de DVD Os Brincantes, no Circo, Praça Mamulengo
Dia 11 (domingo), às 22 h, Arena , Show Viva São João
Ingresso solidário: R$ 1 (em prol do Memorial Bumba Meu Boi do Seu Teodoro)
Local: St. N QNN 12 – ao lado do estádio Abadião
E VEM AÍ
AGOSTO
Dia 25/8- I Mostra de Cultura Candanga – Guará ( Lançamento do DVD Brincantes )
Na Casa de Cultura do Guará, às 18h
OUTUBRO
Dia 11/10 – Apresentação no Hospital da Criança de Brasília José de Alencar
Cíntia Rogner