“Precisamos de mais candidatos negros nestas eleições”, diz líder de movimento antirracismo.A cidade de Guarda-Mor/MG sai na frente e mobiliza principais lideranças.

0
335

Justiça eleitoral vai se reunir com presidentes de partidos na próxima semana para incentivar candidaturas de negros. Encontros do TSE sobre o assunto começaram nesta semana com ativistas e pesquisadores.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) convidou todos os presidentes de partidos políticos para debater a candidatura de pessoas negras nestas eleições, na próxima segunda-feira (21) – Dia Mundial de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial na ONU (Organização das Nações Unidas). O encontro será às 9h, por videoconferência.

Na terça-feira (15) passada, foi a vez de ouvir pesquisadores e ativistas sobre o assunto. Foi quando a recém-criada Comissão de Promoção da Igualdade Racial do TSE se reuniu pela primeira vez. A ausência de candidaturas negras com viabilidade política, ou seja, chances eleitorais, ganhou importância extra em 2022 porque, pela primeira vez, será obrigatória a distribuição proporcional dos recursos eleitorais entre candidatos brancos e negros.

Um exemplo: se dentro de um grupo de cem políticos, 45 forem negros, 45% das verbas eleitorais terão que ser destinadas às campanhas deles. Uma das principais referências do movimento negro, Frei David, diretor do Educafro, afirmou à CNN, depois do encontro com o TSE, que há dificuldade de localizar mais pardos e pretos com interesse na disputa eleitoral e que mais esforços serão feitos.

“Precisamos de mais candidatos negros. Não é fácil identificar pessoas que conseguem se ver como opção e queiram seguir com a campanha em frente”, disse.

Seguindo a nomenclatura do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a classificação de negros reúne candidatos pardos e pretos. De acordo com o TSE, as eleições vêm registrando um aumento na candidatura de negros, mas uma das preocupações é com o uso efetivo dos recursos para que os candidatos não sirvam de laranjas. Em 2020, cerca de 267 mil candidatos (48,1%) se disseram brancos, enquanto 219 mil (39,4%) se declararam pardos e 58 mil (10,5%) afirmaram ser pretos.

Na cidade mineira de Guara-Mor/MG os Partidos políticos já se mobilizam em torno do tema e já querem definir ações para adequação dessa realidade dentro das suas agremiações. O evento conta com o apoio do Prefeito da cidade José Dias de Oliveira ( Zé Betti ) ,do  Presidente da Câmara de Vereadores , Alaor Júnior  e também das principais lideranças da cidade, dentre elas a jovem Kelen  Andrade Marques Aquino, presidente do Instituto Anônimas Desenvolvimento Social e Capacitação – IADES de Guarda-Mor MG , que tem se destacado na cidade com um excelente trabalho social que tem trazido alento e ajuda a muitas famílias da cidade , e também representante do projeto REDE BRASIL MULHER em Guarda-Mor/MG . Também participará do evento a senhora Maura Lúcia , que representa brilhantemente o movimento negro em Brasília , e também criadora do projeto Assédio Moral no trabalho  e Presidente do Projeto Rede Brasil Mulher .

Fonte : CNN Brasil./ Instituto Anônimas – IADES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here