HomeNoticiasProcesso de fechamento gradual de bilheterias de Metrô e CPTM em SP...

Processo de fechamento gradual de bilheterias de Metrô e CPTM em SP começa nesta sexta-feira; veja mudanças

Date:

Related stories

Casos de dengue caem 97% no DF em relação ao ano passado

Novo boletim epidemiológico revela que até 29 de março...

INSS pagará primeira parcela 13º a partir de 24 de abril

Pagamentos começarão pelos segurados cujo número final do cartão...

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

BC divulgou datas prováveis de novas funcionalidades do Pix Um...
spot_img

O processo de fechamento completo das bilheterias do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em São Paulo vai começar nesta sexta-feira (8) com a redução do horário de funcionamento das bilheterias das estações Belém, da Linha 3- Vermelha do Metrô, e Granja Julieta, da Linha 9- Esmeralda da CPTM.

A partir desta sexta, as bilheterias dessas duas estações vão funcionar apenas das 6h às 10h e das 16h às 20h. A partir da próxima sexta-feira (15), as bilheterias nesses locais terão as atividades definitivamente encerradas.

O calendário com a desativação dos guichês em outras estações ainda não foi divulgado.

O governo de São Paulo anunciou na segunda (4) a decisão de suspender em definitivo o funcionamento das bilheterias do Metrô e da CPTM até o fim do ano. A expectativa da Secretaria de Transportes Metropolitanos é a de obter uma economia de R$ 100 milhões por ano. Ainda segundo o governo, os funcionários das bilheterias vão ser realocados em outras funções.

A gestão estadual afirma que o fechamento total das bilheterias vai ser gradual e que vai haver uma ampliação dos pontos de venda do bilhete virtual conveniados, geralmente localizados em estabelecimentos comerciais ao redor das estações.

A secretaria alega que somente cerca de 25% dos usuários diários da CPTM e 15% do Metrô não usam o cartão do Bilhete Único ou do BOM e, portanto, serão impactados diretamente com o fechamento das bilheterias nas estações.

O governo também promete corrigir problemas técnicos que os terminais de autoatendimento frequentemente apresentam aos usuários do transporte público de São Paulo na hora da compra.

Segundo o secretário Alexandre Baldy, apesar da redução de custo, nenhum empregado que trabalha nas bilheterias do Metrô e da CPTM será demitido, mas a promessa não é válida para funcionários de empresas terceirizadas.

Bilhete digital

No final de 2020, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos lançou o bilhete unitário digital para ser utilizado nas estações do Metrô e da CPTM.

Batizado de TOP, o bilhete funciona por meio de QR Code em aplicativo de celular ou pode ser impresso em máquinas de autoatendimento. O valor da passagem é o mesmo do Bilhete Único: R$ 4,40.

O usuário pode comprar diariamente pelo aplicativo até dez bilhetes que não têm prazo para expirar. Os bilhetes unitários em papel ainda não têm data para sair de circulação.

O governo de São Paulo afirmou que cerca de 40 milhões de bilhetes com o QRCode já foram comercializados e emitidos pelo aplicativo TOP, do Metrô e da CPTM em São Paulo.

Fonte: G1.

- Publicidade - spot_imgspot_img

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here