sexta-feira, 29 março 2024
- Publicidade - spot_img
HomeDestaquesQuase 8 quilômetros de ciclofaixas são revitalizados em Águas Claras

Quase 8 quilômetros de ciclofaixas são revitalizados em Águas Claras

Date:

Related stories

Saiba tudo sobre a Via-Sacra do Morro da Capelinha

O Distrito Federal terá programação religiosa especial nesta Sexta-feira...

Semana Santa: veja a previsão do tempo para Brasília durante o feriado

A Sexta-Feira Santa será de tempo nublado e com...

Professores denunciam Prefeitura por negligência envolvendo atestados

Professores da rede pública de Luziânia, cidade do Entorno...

Mulher é ameaçada com faca e mantida refém em Taguatinga

Um homem foi preso após fazer uma mulher refém...

Funcionária é agredida em assalto a farmácia em Santa Maria. Vídeo

Uma mulher foi agredida durante assalto a uma farmácia na...
spot_imgspot_img

Vias para a circulação de bicicletas estão com cara de novas, após investimento em repintura

Quando as recomendações de isolamento social acabarem, os ciclistas de Águas Claras vão se deparar com ciclofaixas com caras de novas. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) revitalizou a pintura nos 7,8 quilômetros de via para a circulação de bicicletas nas avenidas Araucárias e Castanheiras, utilizada por cerca de três mil pessoas.

As pinturas das sinalizações horizontais nos dois sentidos de ciclofaixas foram executadas, com demarcações brancas e vermelhas em toda a extensão, com com 1,5 metro de largura que garantem espaço exclusivo para os ciclistas nas avenidas. Segundo o Detran, a ação faz parte do contrato que engloba toda a sinalização feita no DF. Até março deste ano foram investidos R$ 417.725,81 na gestão das atividades de sinalização horizontal e vertical na capital.

Servidora do Detran, Lúcia Bandeira é executora de contrato. Ela conta que o trabalho foi realizado por equipes da empresa contratada, vencedora da licitação.

“A própria população pediu pela revitalização. Seguimos critérios para chegar a cada região com as manutenções. Em Águas Claras, só não foi antes por causa das chuvas. Agora, aproveitamos o bom tempo e as ruas mais vazias”, explica.

O servidor público Alex Santos, de 42 anos, viu a pintura ser feita direto da janela do apartamento, na Rua 19 Sul. “Desde que mudei para cá, há oito anos, tenho o costume de fazer o máximo possível na cidade de bicicleta e as ciclofaixas permitem que isso seja feito com segurança”, diz.

Para ele, é acertada a decisão de fazer revitalização enquanto a orientação é de que a população faça isolamento social. “As ruas estão vazias, tanto de ciclistas quanto de veículos, então o impacto é bastante reduzido. Quando todos pudermos voltar à vida normal, encontraremos tudo com pintura nova. Isso é ótimo”, opina.

Administrador de Águas Claras, Francisco de Assis da Silva destaca a importância das passagens exclusivas para os ciclistas na cidade. “As faixas são importantes para incentivar o uso de transporte não motorizado e está entre as principais soluções sustentáveis para desafogar o trânsito e reduzir o impacto ambiental”, ressalta.

Conceitos
A ciclovia é constituída de pista própria, separada fisicamente do tráfego geral.

Já a ciclofaixa é uma faixa exclusiva para circulação de bicicletas, delimitada por sinalização específica, mas que usa parte da pista ou da calçada.

(Jéssica Antunes, da Agência Brasília. Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília)

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here