sexta-feira, 29 março 2024
- Publicidade - spot_img
HomeOutrosAprenda definitivamente a diferença entre tanino e acidez do vinho

Aprenda definitivamente a diferença entre tanino e acidez do vinho

Date:

Related stories

Mulher é ameaçada com faca e mantida refém em Taguatinga

Um homem foi preso após fazer uma mulher refém...

Funcionária é agredida em assalto a farmácia em Santa Maria. Vídeo

Uma mulher foi agredida durante assalto a uma farmácia na...

Fofura: bebês internados ganham ensaio fotográfico em hospital do DF

O clima de Páscoa tomou conta das unidades neonatais...

Mulher com dengue morre após voltar de UBS, desmaiar e bater a cabeça

Nessa terça-feira (26/3), uma moradora do Sol Nascente morreu,...

Quem era a influenciadora fitness encontrada morta em Águas Claras

Influenciadora digital e campeã brasiliense de powerlifting, Rhayara Morais...
spot_imgspot_img

Uma das dúvidas mais frequentes para quem começa a beber vinho está relacionada à diferença entre tanino e acidez. No artigo publicado nesta coluna no mês passado, eu expliquei bem direitinho o que são os taninos e para que servem. Hoje vou compará-lo à acidez para tentar esclarecer de forma prática a diferença entre cada um desses compostos do vinho.

De forma resumida, o tanino é, de forma bem objetiva, aquela substância encontrada nos vinhos tintos que provoca uma sensação de amargor e de “travamento” da língua, igual à que acontece quando se come uma banana verde. O tanino é muito mais perceptível nos vinhos tintos, pois, como nos brancos a fermentação acontece, em geral, sem a presença das partes sólidas das uvas (inclusive casca), esse componente aparece em quantidades mínimas sendo difícil detectá-lo.

Já a acidez é aquela sensação de salivação nas laterais da gengiva, algo que ocorre como se estivéssemos chupando um limão. Todos os vinhos contém uma variedade de ácidos naturais, principalmente o ácido tartárico, o málico, o láctico e o cítrico. Além de evitar que o vinho se estrague durante a fermentação, os ácidos contrabalançam a doçura do vinho e lhe conferem equilíbrio e um gosto mais fresco. A acidez equilibrada é bem-vinda tanto em vinhos tintos como em vinhos brancos. Nos brancos, particularmente, é essencial para para garantir a refrescância e até mesmo a longevidade.

Então, quando você for degustar um vinho, preste bastante atenção a essas sensações percebidas na boca. Se você sentir secura após degustá-lo, então, provavelmente, estará apreciando um vinho tânicoCaso você salive, estará diante de um vinho ácido. Vale lembrar que um não exclui o outro e que o mais importante é o equilíbrio tanto do tanino quanto da acidez. Vale ressaltar ainda que vinho com excesso de tanino é chamado de “duro” e um vinho sem acidez é conhecido como “chato“.

 

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here