HomeBrasíliaPardais: Começa fiscalização por velocidade média no DF

Pardais: Começa fiscalização por velocidade média no DF

Date:

Related stories

COFECI lança, nesta quarta, a Agenda Legislativa no Congresso

Documento reúne projetos prioritários para os corretores de imóveis...

Feira da Goiaba de Brasília começa na sexta-feira (4)

Em sua 10ª edição, evento segue até 13 de...

Celina, Michelle e Ibaneis aparecem na frente para 2026, diz pesquisa

Em pesquisa estimulada do instituto Paraná Pesquisa, os três...

Teto para reajuste de medicamentos será divulgado nesta segunda

Limite de reajuste máximo visa proteger consumidores A Câmara de...
spot_img

As ações de teste são voltadas para redução de acidentes e durarão dois meses. Condutores poderão ser notificados, mas não receberão multas

Rafaela Felliciano/ Metrópoles

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) inicia nesta sexta-feira (10/05/2019) a fase experimental da fiscalização por velocidade média em quatro trechos da capital. Na primeira etapa, os motoristas serão avisados por 10 dias que as pistas são monitoradas por esse sistema. Nele, os condutores não conseguirão se valer do método de frear um pouco antes de cada radar fixo para fugir da notificação por excesso de velocidade.

Segundo o DER, a tecnologia OCR – sigla em inglês para optical character recognition – está instalada nos pardais das rodovias do Distrito Federal. Ela permite checar a velocidade média desenvolvida ao longo de um trecho a partir da leitura e identificação da placa em dois pontos sucessivos, com a informação do horário em que os veículos cruzam esses locais.

Depois da primeira etapa de testes, quem for flagrado com velocidade média acima daquela de tolerância da via receberá carta de notificação sobre o excesso. Esse documento, contudo, não gerará multa nem perda de pontos na carteira, sendo apenas para advertência, conforme destacou a autarquia. As ações durarão até dois meses.

Serão alvo da fiscalização o Eixão, a Estrada Parque Penísula Norte (EPPN) e a Estrada Parque Ceilândia (EPCL). Confira os trechos que passarão por testes:

Divulgação/DER-DF

DIVULGAÇÃO/DER-DF

Pesquisador do programa de pós-graduação em Transportes da Universidade de Brasília (UnB), Adriano de Bortoli aprova a iniciativa. “A medida é positiva em no mínimo dois pontos: utilizar a fiscalização da velocidade média para educação no trânsito; e os dados coletados para subsidiar formulação de políticas públicas em relação aos acidentes ocasionados pela redução inadequada de velocidade nos locais com fiscalização eletrônica”, assinalou.

Após a segunda etapa do estudo, o DER-DF concluirá relatórios “importantes para avaliação de políticas públicas de segurança viária”. As ações integram o Maio Amarelo e são de caráter educativo, segundo a autarquia.

O DER-DF disse que a aplicação de penalidade por meio de velocidade média ainda não é regulamentada. A fiscalização a fim de promover a educação no trânsito, contudo, é permitida por parecer da Advocacia-Geral da União (AGU)

- Publicidade - spot_imgspot_img

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here