O governador Ibaneis Rocha (MDB) acompanhou, na manhã desta terça-feira (31/8), o início da concretagem da laje do Túnel de Taguatinga. Iniciada em julho de 2020, a obra tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2022. Atualmente, ela está 40% concluída.
A construção custa R$ 275,7 milhões e gera 1,7 mil empregos. Segundo o governador, os serviços vão beneficiar cerca de 40 mil motoristas. O túnel deve desafogar o trânsito da região e reduzir o tempo de deslocamento em, pelo menos, 25 minutos.
“Nós hoje estamos com 40% da obra concluída, vem uma fase muito importante, que é a concretagem das lajes. São duas etapas, uma vindo no sentido Ceilândia – Taguatinga, e outra [no sentido] Taguatinga – Ceilândia. Para cada laje dessa concretada são em torno de 30 caminhões de concreto. E o gostoso de se ver é o andar da obra, a velocidade com que ela está transcorrendo. A gente sabe da importância desse túnel para a região de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Sol Nascente/Pôr do Sol, toda essa região beneficiada”, afirmou Ibaneis.
“Quem é morador de Taguatinga sabe a importância dessa obra. São mais de 20 anos que se aguardava pela realização desse túnel e agora ele se desenrola com muita velocidade”, completou.
A passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. Isso evitará a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade.
Fonte: Metrópoles.