Hoje (22), durante uma transmissão feita pela Qualcomm, foi demonstrado todos os benefícios da chegada do novo padrão Bluetooth, o Bluetooth 5.2. Segundo a empresa, a atual versão do Bluetooth irá ajudar tanto os fones de ouvido quanto os celulares a se comunicarem melhor, obtendo uma estabilidade melhor na transmissão de dados e mais alcance do sinal, além de novas funcionalidades interessantes que a tecnologia em si traz comparado às versões anteriores. Confira quais as novidades que a Qualcomm trouxe com a nova geração do Bluetooth utilizando suas tecnologias, além de saber quais celulares tem ou vão ter suporte ao Bluetooth 5.2.

Quais as vantagens do Bluetooth 5.2?
O Bluetooth 5.2 traz mudanças consideráveis tanto em termos de desempenho quanto de funcionalidades. A principal novidade é o Bluetooth LE Audio, que inclui o LE Audio em si, o Multi-Stream Audio, o Audio Sharing e um novo codec de áudio Bluetooth universal, o LC3.

Desde a versão 4.0, o Bluetooth vem aprimorando o Bluetooth Low Energy (BLE) e no Bluetooth 5.2 foi implementado uma melhoria que traz não só benefícios na economia de energia, mas também no aprimoramento da transmissão de dados de áudio. Isso foi possível graças a nova tecnologia LE Audio, que utiliza as frequências de transmissão do BLE, anteriormente utilizadas para outros tipos de transmissão de dados, para transferência de arquivos de áudio. Para a transmissão de áudio acontecer de forma mais eficiente através das frequências do BLE, utilizando o LE Audio, criou-se um codec de áudio Bluetooth, o LC3, que veio para substituir o SBC, codec universal presente em todos os dispositivos Bluetooth.

O codec LC3 possui uma variação no bitrate que vai de 160kbps até 345kbps, enquanto o SBC abrange a faixa de 240kbps até 345kbps. Se analisarmos os números, teoricamente o SBC seria melhor para transmitir um áudio de qualidade superior, sendo o LC3 o codec mais compacto já criado para transmissão de áudio. Entretanto o novo codec apresenta uma qualidade de som muito superior ao SBC, segundo o Bluetooth SIG mesmo quando está transmitindo um bitrate inferior, obtendo uma alta pontuação nos testes de percepção padronizados da indústria, que vai de 0 a 5.

Outra novidade que chega com o Bluetooth 5.2 é o Audio Multi-Stream, uma tecnologia que permitirá transmitir mais de um fluxo de transmissão de dados de áudio, de maneira sincronizada, de forma independente, entre um dispositivo de áudio (smartphone, tablet, notebook) e fones de ouvido TWS. Dessa forma, a latência na transmissão de áudio será menor e o sinal ficará mais estável. Normalmente, o que acontece na maioria dos fones de ouvido TWS é a transmissão de áudio somente para um dos lados e posteriormente, em um curto espaço de tempo, ocorre a retransmissão do sinal do lado esquerdo para o lado direito, por exemplo. Abaixo uma figura que exemplifica melhor a diferença. No exemplo A temos o modo de transmissão mais comum e no B temos o Audio Multi-Stream, presente no Bluetooth 5.2.

Por último, temos o Audio Sharing no Bluetooth 5.2, que permite o compartilhamento de sinais de áudio pessoais ou baseados em localização. Através do compartilhamento de áudio pessoal, será possível compartilhar de maneira simples as músicas ou áudios de vídeos com familiares e amigos. O som gerado por um smartphone, tablet ou notebook, poderá ser transmitido para 2 ou mais fones de ouvido ou caixas de som Bluetooth.

Lista de celulares que já tem ou vão ter Bluetooth 5.2
Segundo os dados do site da Qualcomm, já se sabe que celulares com os chipsets Snapdragon 780G 5G, Snapdragon 778G 5G, Snapdragon 865+ 5G e Snapdragon 888 5G já contam com suporte ao Bluetooth 5.2. Estes chips contam com o novo modem FastConnect 6900, que tem a tecnologia do novo padrão Bluetooth. Confira abaixo a lista de smartphones que já trabalham ou que ainda serão lançados com Bluetooth 5.2:

Asus ROG Phone 5
Asus ROG Phone 5 Pro
Asus ROG Phone 5 Ultimate
Asus Zenfone 8
Asus Zenfone 8 Flip
Lenovo Legion 2 Pro
Lenovo Legion Duel 2
MEIZU 18
MEIZU 18 (Snapdragon 888)
MEIZU 18 Pro
Nubia Magic 6
OnePlus 9
OnePlus 9 Pro
OPPO Find X3 Pro
Realme GT 5G
Redmi K40 Pro+
Samsung Galaxy FE 5G (Snapdragon)
Samsung Galaxy Fold3 5G
Samsung Galaxy S21 Ultra 5G (Snapdragon)
Samsung Galaxy S21+ 5G (Snapdragon)
Samsung Galaxy Z Fold2 (Snapdragon)
Sony Xperia 1 III
Sony Xperia 5 III
Vivo iQOO 7
Vivo X60 Pro+
Vivo X70 Pro+
Xiaomi Black Shark 4 Pro
Xiaomi Mi 11
Xiaomi Mi 11 Lite 5G
Xiaomi Mi 11 Pro
Xiaomi Mi 11 Ultra
Xiaomi Mi 11i
Xiaomi Mi 11X Pro
Xiaomi Mi Mix Fold
Xiaomi Redmi K40 Pro
Xiaomi Redmi K40 Pro+
ZTE Axon 30 pro 5G
ZTE Axon 30 Ultra 5G
ZTE nubia Red Magic 6
ZTE nubia Red Magic 6 Pro
ZTE nubia Red Magic 6R
ZTE nubia Z30 Pro
Você precisa ver: WiFi 6E: Quais celulares já tem e quais vão ter?
Quando o Bluetooth 5.2 irá popularizar e teremos dispositivos mais acessíveis com a tecnologia?
De acordo com a apresentação da Qualcomm desta terça-feira (22), a nova série 4 de chipsets Snapdragon, também chamada de série 400, deverá ganhar suporte ao Bluetooth 5.2 entre o final de 2021 e começo de 2022. Neste ponto é quando os consumidores terão mais acesso a celulares com o novo padrão Bluetooth e poderão desfrutar das vantagens proporcionadas pelo Bluetooth 5.2 com fones de ouvido que possuam suporte a esta tecnologia.

Fonte: Oficina da net

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui