- Publicidade -
HomeBrasíliaForça-tarefa garante inserção de DIU a quase 600 mulheres do Gama e...

Força-tarefa garante inserção de DIU a quase 600 mulheres do Gama e de Santa Maria

Date:

Related stories

Preparar ceia em casa é opção para Natal mais saudável

Nutricionista aconselha evitar produtos industrializados e promover a participação...

Receita abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

Restituições somam R$ 605,9 milhões e serão creditadas dia...

Renata Daguiar fomenta o desenvolvimento social no Riacho

Fundadora do Instituto Reciclando o Futuro esteve presente na...

Roubos de veículos no DF caem 14,6% em 2025

Crime pode ter redução acumulada de 85% em uma...

Iniciativa teve como objetivo atender demanda pelo serviço na região; parcerias internacionais preveem capacitação e material informativo

Nesta semana, quase 600 moradoras de Santa Maria e do Gama foram convocadas para a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU). A iniciativa faz parte de uma força-tarefa organizada pela Secretaria de Saúde (SES-DF) com o objetivo de atender a demanda pelo método contraceptivo. A ação da equipe de Atenção Primária da região contemplou mulheres como a estudante Sara Lima, 21, que buscava uma alternativa ao método hormonal injetável. “O DIU dura mais tempo, uns cinco a sete anos. Me deu bastante cólica na inserção, mas foi suportável e as consequências valem a pena”, afirma.

De acordo com a diretora de Atenção Primária da região de saúde Sul, Regiane Martins,  a iniciativa surgiu diante da alta procura pelo serviço, que passou a ser realizado também na atenção primária. “É uma ação importante para alcançar as mulheres que até então tinham uma dificuldade de acesso. Realizamos esta força-tarefa também pensando em levar mais informações sobre saúde sexual e reprodutiva”, destacou. A rede pública do Distrito Federal oferece o DIU de cobre – não hormonal – como método contraceptivo. Quem tiver interesse, pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

Para ampliar o alcance do serviço, a equipe da atenção primária da região firmou parceria com a ONU, que enviou uma comitiva internacional para visita / Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Inicialmente, a força-tarefa foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Santa Maria, com o agendamento de cerca de 50 mulheres por dia. A expectativa é expandir o serviço para outras unidades na região Sul, que engloba Gama e Santa Maria.

Saúde sexual

Além da convocação das pacientes que aguardavam na fila de espera, a mobilização contou com atividades de educação em saúde e integração com a população. “Nós trouxemos pessoas da comunidade e lideranças para passarem por um momento de educação e saúde. As mulheres foram bem orientadas em relação a todos métodos contraceptivos, sobre saúde sexual”, afirmou a diretora.

Parceria internacional

Para ampliar o alcance do serviço, a equipe da Atenção Primária da região firmou uma parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). Uma comitiva internacional visitou a UBS 1 de Santa Maria, nessa quinta-feira (11), para alinhar estratégias de fortalecimento da oferta. Entre as medidas previstas, estão a realização de atividades coletivas, distribuição de material informativo, capacitação de servidores — em especial, os enfermeiros —  e bate-papos com a comunidade.

Com informações da Secretaria de Saúde

- Publicidade - spot_imgspot_img
- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

Últimas notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here