Cidadãos devem ficar atentos para evitar golpes; material só é disponibilizado após atendimento em alguma unidade, agendado via ligação ou WhatsApp
Você sabia que o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) adota protocolos de segurança para evitar golpes na distribuição de cestas de alimentos? É fundamental que a população esteja atenta, pois a entrega dos mantimentos ocorre somente após um atendimento socioassistencial agendado em uma das unidades do Cras. Caso não tenha passado por esse atendimento, o Cras não entrará em contato de forma ativa para oferecer o serviço.

Atenção: nenhum servidor do Cras ou funcionário do GDF comparece às residências para agendar a entrega de cestas básicas | Fotos: Arquivo/Agência Brasília
Além disso, as entregas das cestas básicas são previamente agendadas. Para garantir a segurança e organizar a logística, há dois anos as empresas terceirizadas Direta Fácil e Dala Transportes – responsáveis pela distribuição das cestas em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) – entram em contato com os beneficiários por ligação telefônica ou mensagem de WhatsApp para marcar a entrega no endereço informado durante o atendimento socioassistencial.
“As entregas das cestas de alimentos são realizadas em dia e horário marcados. O agendamento evita fraudes, garantindo que a cesta seja entregue diretamente ao beneficiário. Além de oferecer mais segurança, pois a cesta só pode ser retirada pelo titular ou por uma pessoa autorizada por requerimento, esse novo sistema também gerou economia aos cofres públicos”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.