- Publicidade -
HomeBrasilSuspensão de visto dos EUA afeta viagens turísticas de brasileiros? Entenda

Suspensão de visto dos EUA afeta viagens turísticas de brasileiros? Entenda

Date:

Related stories

Hospital de Base recebe 24 novas camas elétricas

Edital prevê a compra de camas elétricas hospitalares, colchão...

Curso de prevenção à violência doméstica voltado para a iniciativa privada oferece mil vagas

Formação gratuita capacita profissionais do setor de serviços para...

Pesquisa aponta que brasileiros têm pouco conhecimento do Holocausto

Termo pode ser conhecido, mas os detalhes não, diz...

Ibovespa renova recorde e supera 175 mil pontos com capital externo

Dólar cai para R$ 5,28 e atinge menor valor...

Departamento de Estado norte-americano informou nesta quarta-feira (14) que a emissão da permissão para 75 países será interrompida, mas a medida foi anunciada de forma pouco clara e gerou dúvidas

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (14) que está suspensa a emissão de vistos de imigrante para 75 países, incluindo o Brasil. Segundo informações divulgadas pelo canal de televisão Fox News Digital e confirmadas depois em publicação feita pela secretária de imprensa, Karoline Leavitt, por meio de publicação em seu perfil no X (antigo Twitter), a suspensão terá início em 21 de janeiro e seguirá por tempo indeterminado. A medida foi anunciada de forma pouco clara e deixou dúvidas. Leia abaixo perguntas e respostas sobre o assunto:

Por que o Departamento de Estado dos Estados Unidos suspendeu a emissão de vistos?

Segundo o órgão, a medida busca garantir que os novos imigrantes “não extrairão riqueza do povo norte-americano”.

O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem assistência social do povo americano em taxas inaceitáveis. A suspensão permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não extrairão riqueza do povo norte-americano”, afirmou o órgão.

Quais vistos serão suspensos?

A publicação do Departamento de Estado informou que está suspensa a emissão de vistos de imigrante. Procurada, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil não especificou se a medida se aplica a todos os vistos ou se há alguma exceção.

De acordo com o site do Departamento de Estado, os EUA têm duas categorias de vistos:

  • Não imigrante: destinada a viagens temporárias, como atletas em competições, visitantes a negócios e estudantes;
  • Imigrante: é emitido para quem deseja residir permanentemente nos EUA, como quem se casa com um cidadão norte-americano ou trabalha de forma permanente no país.

Tenho uma viagem para os Estados Unidos, serei prejudicado?

A medida anunciada suspende somente a emissão de novos vistos de imigrantes. Brasileiros que tenham a intenção de fazer uma viagem a turismo ou visitar familiares e amigos nos Estados Unidos precisam tirar o visto B2, que está enquadrado na modalidade de vistos não imigrante.

Quais países serão afetados pela medida?

A medida foi confirmada primeiro pela secretária de imprensa Karoline Leavitt, que publicou, em seu perfil no X, o link de um artigo da Fox News Digital que anunciava a suspensão. A emissora não divulgou a lista completa de países afetados, mas afirmou que, além do Brasil, Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen também estão na lista.

“A suspensão afeta dezenas de países – incluindo Somália, Haiti, Irã e Eritreia – cujos imigrantes muitas vezes se tornam um encargo público para os Estados Unidos após a chegada. Estamos trabalhando para garantir que a generosidade do povo americano não seja mais abusada. O governo Trump sempre colocará os Estados Unidos em primeiro lugar”, afirmou o departamento de Estado.

Um memorando do Departamento de Estado, ao qual a Fox News Digital teve acesso, orienta os funcionários consulares a recusarem vistos de acordo com a legislação vigente, enquanto a pasta reavalia os procedimentos de triagem e verificação.

Quando começa a suspensão?

Segundo a emissora, a suspensão terá início em 21 de janeiro e seguirá por tempo indeterminado.

- Publicidade - spot_imgspot_img
- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

Últimas notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here